terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Memórias: Ram, Rom e Flash

Para quem não tem muita experiência no mundo virtual ou ainda está aprendendo, fica meio difícil entender alguns termos. Um bom exemplo, é quando você vê a propaganda de um computador a venda que diz:
Monitor LCD 17"
500GB de HD
2GB de RAM
Processador Pentium 4
   etc e tal's...

Neste post vou explicar as diferenças entre os tipos mais populares de memória para ajudar os novatos em hadware.
Seguinte: Memória é qualquer tipo de hadware? onde armazenamos informações: músicas, textos, videos, programas de computador, etc... Os tipos mais comuns são a RAM, a ROM e a FLASH.

Memória RAM

É uma memória VOLÁTIL, ou seja, ela se apaga quando desligamos o computador.
"Pente" de memória RAM
Imagine o seguinte: eu mando você resolver uma conta de matemática. Você vai levar certo tempo para resolve-la, não vai!? Porém, se após fazer a primeira vez, eu mando você fazer a mesma conta novamente. Você vai se lembrar como fazer, ou seja, o passo a passo para resolvê-la já está na sua memória, então você a fará mais rápido que da primeira vez.
A memória RAM é exatamente isso: a memória do processador do computador. O processador é o cérebro do PC? e sempre que você faz algo no computador, o processador vai executar essa tarefa. Na memória RAM ficam salvos todos os processos que o processador fez desde que foi ligado. Por isso, quando fazemos algo pela segunda vez no computador (como abrir um programa, por exemplo), isso será feito mais rápido que da primeira.
Por isso, quanto mais memória RAM sua máquina tiver, melhor e mais rápido ela funcionará.

Memória ROM

É a memória NÃO-VOLÁTIL do PC, isso que dizer que ela não é apagada ao desligar o computador. O melhor exemplo de memória ROM é a HD?. Nela, são salvos todos os arquivos do computador (o sistema operacional, os programas, as musicas, as imagens, etc).
Duas HDs: A da esquerda, aberta
(para mostar seu funcionamento) e a da direita fechada.
Então, quando o vendedor diz que o computador tem HD de 500GB?, isso significa que a máquina tem espaço para armazenar 500GB de arquivos (outro dia eu falo  sobre MB, GB e essas unidades de armazenamento). Lembrando que a HD é a parte que MENOS influencia na velocidade do computador. Supondo que você quer passar as fotos de um CD para o computador ou vice-versa. Esse tempo que leva para transferir pode ser maior ou menor dependendo do tipo de HD e leitor de CD (SATA ou IDE?), e da quantidade de arquivos que tem em ambos. Fora isso (a transição de arquivos), a HD não vai ajudar ou atrapalhar a velocidade, como abrir um programa ou trabalhar dentro dele, por exemplo.

Memória FLASH

É memória não volátil (assim como a ROM), mas não é um disco como a HD; É uma memória em CARTÃO.
Pendrive, um dos tipos mais comuns
de memória FLASH.
Existem vários exemplos como Pendrives, catões de memória, etc.
Sua grande vantagem é a praticidade. Uma memória em disco (como a maioria das HDs) não podem se mover muito enquanto são usadas, porque ela pode ser danificada. Já a FLASH pode se mover a vontade que não irá sofrer nenhum dano.
Cartões de memória SD,
comuns em celulares e
câmeras digitais.
Além disso, a memória FLASH usa a tecnologia PLUG AND PLAY, ou seja, LIGUE E USE! Se voc}e for trocar a HD ou o driver de CD do seu computador, terá que fazer isso com ele desligado, e o novo hadware só irá funcionar depois que ligar o computador. Outros periféricos como teclado e mouse (que não são USB)     também funcionam apenas depois de ligar o PC, então se você colocar com o PC ligado, terá que reiniciá-lo para pagar.
Agora, as memórias FLASH não: você pode ligar seu pendrive no micro ligado que o SO? irá reconhecer que tipo de dispositivo é aquele e irá começar a funcionar imediatamente, sem precisar reiniciar o micro.

O básico é isso. Qualquer duvida ou sugestão, deixe um comentário; espero ter ajudado ^^,
E desculpe se falei digitei demais; estou com sono e fazendo com pressa  -.-'
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário